Pontos turísticos
da Cidade Imperial

A título de verane da Família Imperial, é a primeira data no País, e possui o único de cidade imperial da América Latina.

Aqui você encontra um conjunto de palácios do século XIX, construídos à época de Dom Pedro II, o que proporciona uma viagem pela história do Brasil.

O Museu Imperial de Petrópolis

O Museu Imperial de Petrópolis é, originalmente, o Palácio Imperial de Petrópolis. O prédio foi construído em função do grande interesse do imperador Dom Pedro I pela paisagem e pelo clima ameno da região serrada no estado do Rio de Janeiro. Quando o imperador estava de viagem para Minas Gerais, a hospedagem na fazenda do Padre Correia lhe chamou muita atenção, o que o levou a fazer uma oferta para compra da mesma. Entretanto, com a recusa do proprietário, Dom Pedro I comprou a Fazenda do Córrego Seco, em 1830, por 20 contos de réis, pensando em transformá-la um dia no Palácio da Concórdia.

A Fazenda do Córrego Seco foi deixada como herança para seu filho, d. Pedro II, que nela construiria sua residência favorita de verão.

Algumas fotos

Palácio Quitandinha

Construído para ser o maior hotel cassino da América Latina. Seu estilo arquitetônico utiliza o rococó hollywoodiano e o normando-francês. Destaca-se pela sua imponência, luxo e história.

Algumas fotos

Palácio de Cristal

Foi inaugurado em 1884 para abrigar exposições de flores, pássaros e produtos agrícolas. Sua estrutura pré-moldada, em ferro fundido, foi encomendada a uma fundição na França pelo Conde D`Eu, sendo montada em Petrópolis pelo engenheiro Eduardo Bonjean. Hoje recebe eventos culturais e exposições.

Algumas fotos

Casa de Santos Dumont

Foi residência de verão de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação, sendo conhecida como “A Encantada”. O museu conta com acervo de objetos, livros, cartas e mobiliário, bem como o chuveiro e a escada de entrada, com degraus em forma de raquete, que só se pode acessar começando com o pé direito. No Centro Cultural 14 bis, anexo à Casa, pode-se assistir a um curta metragem sobre Santos Dumont. O espaço tem acessibilidade e maquetes táteis para visitantes com necessidades especiais.

Algumas fotos

Relógio das flores

Localizado em frente ao prédio da Universidade Católica de Petrópolis – Campus BA. Foi Inaugurado em 1972 em comemoração aos 150 anos da Independência do Brasil. O prédio, do século XIX, sediou o Palace Hotel, frequentado pelo Imperador Pedro II e hospedou diversas personalidades, como Santos Dumont, que aí permaneceu durante as obras de sua casa, construída nas proximidades.

Algumas fotos

Catedral de Petrópolis

Construção em estilo neogótico francês. No seu interior destaca-se o Mausoléu onde estão os restos mortais da Família Imperial (Dom Pedro II, dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D`Eu, seu primogênito D. Pedro de Alcântara e sua esposa D. Elisabeth) e também podem ser vistas esculturas de Jean Magrou, Bertozzi, vitrais e pinturas de Carlos Oswald. O altar gótico contém relíquias de São Magno, Santa Aurélia e Santa Tecla, trazidas de Roma pelo Cardeal D. Sebastião Leme. As portas principais pesam 2.400 kg cada.

No seu interior existem obras esculpidas em mármore de Carrara, destacando- se a Capela Imperial que está situada à direita na entrada principal da Catedral, em mármore, ônix e bronze onde está o sepulcro com relíquias dos Santos Mártires, São Magno, Santa Aurélia e Santa Tecla.

Algumas fotos

Parque Serra dos Órgãos

É um dos melhores locais do País para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 130 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.

 

Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.

Algumas fotos

Trono de Fátima

Projetado por Heitor da Silva Costa, o mesmo arquiteto que projetou o Cristo Redentor, o Trono de Fátima é um monumento religioso, localizado no bairro Valparaíso. É composto de uma cúpula, sustentada por sete colunas, que simbolizam os sete dons do Espírito Santo, entre as quais, se encontra a imagem de Nossa Senhora de Fátima, de 3,5 metros de altura.

Também é um mirante de onde se pode ver boa parte do Centro Histórico de Petrópolis e as montanhas que o circundam.

Algumas fotos

Praça da Liberdade

É a maior praça do Centro Histórico de Petrópolis, possuindo uma superfície de 21.275 metros quadrados. O primeiro nome foi Largo Dom Afonso, em homenagem prestada ao primogênito de D. Pedro II, que faleceu prematuramente.

Foi denominada Praça da Liberdade em 1888, porque ali se reuniam os escravos livres para comprar a liberdade dos companheiros que ainda eram mantidos nas senzalas.

Algumas fotos

O que mais oferecemos

Nossa piscina

Um espaço ideal para relaxar, com muito sol e uma linda vista para a Pedra do Retiro e Pico Seio de Vênus.

Nosso café da manhã

Muito sabor para começar o dia da melhor forma possível.

Nossas acomodações

"Aconchego" é a palavra que mais escutamos de nossos hóspedes. Além de ser um espaço lindo para as suas noites.